7.3 C
Londres
domingo, dezembro 22, 2024
HomeNotíciasEx-prefeito Wanderlan deve ficar de fora da disputa pela prefeitura de Autazes

Ex-prefeito Wanderlan deve ficar de fora da disputa pela prefeitura de Autazes

Ele está impedido de realizar uma perícia grafotécnica, o que pode impedi-lo de registrar sua candidatura a tempo.

Partidos e federações têm até o dia 15 de agosto para registrar suas candidaturas na Justiça Eleitoral. Caso contrário, estarão impedidos de disputar as eleições de 2024, como é o caso do ex-prefeito Wanderlan Sampaio, que deve ficar de fora da corrida eleitoral em Autazes.

Entre as questões que ameaçam sua candidatura está uma ficha extensa no Tribunal de Contas da União (TCU), conforme mostra o Sistema de Contas Irregulares do órgão, em que o nome do ex-prefeito figura em mais de 60 processos diferentes ou como conta irregular, responsável ou interessado.

Inclusive, o TCU já declarou Wanderlan inelegível até 2030, e as consequências dessa decisão já estão se manifestando. Atualmente, ele enfrenta a impossibilidade de realizar uma perícia grafotécnica, essencial para validar sua candidatura, o que pode impedi-lo de se registrar a tempo e, consequentemente, de participar das eleições.

Por essa razão, o ex-prefeito solicitou uma decisão rápida da justiça para garantir sua candidatura, afirmando que a falta de um parecer urgente pode causar danos irreparáveis, como a impossibilidade de concorrer no pleito deste ano. Se a situação não for resolvida a tempo e se a perícia confirmar irregularidades, Wanderlan pode, de fato, ficar de fora da disputa.